Localização


De todos os biomas este é o maior ocupando muito mais de 40% do território brasileiro, o que confere o título de Amazônia legal á área ocupada pelos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ainda há terras amazônicas em outros países como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
A área da Amazônia brasileira abrange 4.871.000Km2, apesar de sua riqueza de habitats e diversificada biodiversidade ainda há profundas lacunas de conhecimentos por parte do homem sobre algumas espécies existentes no bioma de modo que o processo de conservação ambiental torna-se um desafio.
Duas linhas metodológicas presente para que haja a preservação na Amazônia, são: uma baseada na distribuição de espécies e outra com base nos ecossistemas.


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/bioma-amazonia/26097/#ixzz26A92KGjt


Foto: Shaan Hurley/Flickr
Foto: Shaan Hurley/Flickr


Mapa: Uol Educação
Mapa: Uol Educação

O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território nacional. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
A floresta amazônica é conhecida como abrigo da maior biodiversidade do mundo, pois nela podem ser encontradas milhares de espécies animais, vegetais e micro-organismos. Além da variedade de seres biológicos, a região conta com muitos rios, os quais formam a maior reserva de água doce de superfície disponível no mundo. O clima que caracteriza a região é o equatorial úmido. Quanto ao relevo, é possível perceber diferentes formações, como planaltos e planícies.
Vamos analisar com mais calma alguns elementos que compõem este rico bioma.

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=958&sid=2

4 comentários: